Home Office - Como manter o bom desempenho em casa

Com a pandemia do CoronaVírus algumas medidas precisaram ser tomadas. Estamos vivendo um momento atípico no mundo, onde uma doença vem se alastrando e matando dezenas de pessoas, por isso, precisamos nos prevenir e cuidar da nossa saúde e de todos a nossa volta. Pensando nisso, muitas empresas estão adotando a cultura de Home Office, que é basicamente realizar seu horário de trabalho do conforto da sua casa. Para você entender melhor esse formato de trabalho, citamos vantagens e desvantagens de aderir esse tipo de método e também, algumas dicas para manter sua boa performance, mesmo dentro da sua casa.

Para começar, vamos separá-las em PESSOAIS e PROFISSIONAIS

DESVANTAGENS PESSOAIS

Perda de privacidade

Para quem mora com a família, esse pode ser um fator bem complicado quando não administrado de forma adequada. Conversas e solicitações de familiares podem dispersar, diminuindo consideravelmente sua performance.

Solução: Procure por um local calmo e isolado, onde você possa manter suas coisas organizadas. Tenha um espaço reservado para apoiar computador e papéis, como sua mesa no escritório e procure se manter focado durante o horário comercial.

Carga de trabalho excessiva

Trabalhando em casa você corre o risco de não conseguir dividir seus afazeres pessoais dos profissionais, excedendo seu tempo de trabalho e tornando isso algo exaustivo.

Solução: Faça uma lista de atividades PROFISSIONAIS que devem ser realizadas no dia, assim você terá o controle dos seus afazeres sem ultrapassar a carga prevista.

Indefinição de horários

Trabalhando em casa perdemos a noção de horários. Isso pode afetar nossos momentos de lazer com a família. Não permita que seus compromissos profissionais afetem sua vida pessoal com pessoas importantes.

Solução: Utilize despertadores como aliados. Ative um alarme para a hora de início, para a hora de almoço, retorno do almoço e fim do dia, respeitando-os. Procure não almoçar em casa para que você possa otimizar seu tempo e permanecer focado.

DESVANTAGENS PROFISSIONAIS

Falta de troca de experiências

O convívio diário com diferentes pessoas permite que você realize troca de informações de forma natural, sendo algo positivo para os resultados da empresa.

Solução: Procure manter o contato com pessoas da sua equipe por telefone ou mensagens, trocando informações e compartilhando suas ações. Por mais que não seja tão efetivo quanto o contato humano, pode funcionar temporariamente.

Isolamento social

Não interagir, conversar e dar risadas com colegas de trabalho prejudica o desempenho do profissional. É preciso ter um momento de troca e descontração, ajudando o cérebro a “descansar” e pensar em soluções para possíveis problemas.

Solução: Com a pandemia do Corona, não é possível sair para almoçar com colegas ou simplesmente dar uma volta, então uma solução é utilizar das redes sociais como alidadas. Envie mensagens, faça chamadas e mantenha o contato com colegas, mesmo nesse período.

VANTAGENS PESSOAIS

Proximidade da família

Quando os estresses de um problema tomar conta, você pode simplesmente levantar da sua cadeira e ir abraçar seu filho ou acariciar seu cachorro por uns minutos. Isso ajuda a diminuir os níveis de irritação, facilitando a resolução de problemas.

Maior independência e otimização de tempo

Trabalhando em casa você pode levantar, tomar seu banho, tomar café e ir trabalhar no horário que você preferir. Ou seja, caso você trabalhe melhor no período da tarde ou noite, você pode fazer seu horário. O importante é realizar as atividades dentro do prazo e cumprir com a carga horária estipulada. Sem contar que, você não precisará perder tempo no trânsito até chegar ao seu local de trabalho, aumentando seu tempo útil.

Redução do estresse

Falando em trânsito, não precisar passar horas parado em congestionamentos, com buzinas e pessoas irritadas ajuda a diminuir seus níveis de estresse, garantindo mais qualidade de vida e melhor desempenho em suas atividades profissionais.

VANTAGENS PROFISSIONAIS

Maior liberdade

Em muitas empresas não é permitido algumas coisas básicas que podem até ajudar na performance de seus colaboradores. Em casa, você pode escolher como quer trabalhar: pode ser ouvindo música, assistindo um filme ou até vendo televisão. Tudo que você precisa é apenas entregar bons resultados dentro do prazo.

Seu relógio é seu amigo

Como falamos anteriormente, caso você prefira dormir tarde e acordar tarde, trabalhando em casa você pode. Você poderá fazer seu horário de acordo com suas preferências.

DICAS

Trabalhar em casa exige muito foco e disciplina, pois temos muitas distrações a nossa volta, por isso, separamos algumas dicas que podem te ajudar a transformar essa experiência em algo produtivo.

● Mantenha sua casa e local de trabalho, limpos e organizados.

● Não passe o dia de pijama. Levante e se arrume como se fosse um dia normal de trabalho.

● Procure um local calmo e confortável para você se instalar.

● Deixe café e coisas que você gosta de consumir prontas.

● Utilize listas e alarmes para organizar sua agenda.

● E não se esqueça, mesmo em casa, faça a higiene correta das mãos, garantindo a prevenção de doenças como Covid-19 para você e sua família.

Em momentos de crise precisamos nos adaptar pensando no bem estar de todos, inclusive no nosso e de nossa família, por isso, transforme essa experiência em algo positivo para você e para sua empresa, pois esse pode ser o início de novas culturas e jornadas de trabalho.

Receba as novidades do marketing no seu e-mail

CreativeBrand

Comunidade

Pessoas

CreativeBrand Brasil. Todos os direitos reservados.