O que é e como usar as hashtags?

Depois do início do Twitter, o uso do ”jogo da velha” nas palavras passou a ser sensação mundial e esse termo ganhou um novo significado: hashtag. O que muitas pessoas não sabem é o que são e para que serve o uso das hashtags, principalmente nas redes sociais.

O que é hashtag?

Hashtags são termos ou/e palavras relacionadas a determinado assunto, que servem basicamente como indexação, principalmente em redes sociais como: Twitter, Facebook e Instagram, e ao vincular determinada #palavra como hashtag, está torna-se um link que ao clicar, o usuário é direcionado para uma página com várias outras publicações com o mesmo tema.

Veja um exemplo:

Se colocarmos a hashtag #podscast numa publicação, ela será indexada junto a outras publicações com o mesmo assunto, assim, quando um usuário pesquisar por essa palavra, ele poderá encontrar a sua publicação.

Como usar hashtags?

Como qualquer estratégia de posicionamento, o uso das hashtags também precisa ter bom senso e relevância, e para te ajudar nisso, vamos mostrar a seguir algumas dicas importantes de uso dessa estratégia.

1. #nunca #use #uma #hasgtag #para #cada #palavra. O objetivo da hashtag é posicionar palavras que tenham relevância ao seu conteúdo, desde modo, não faz sentido indexar ‘a’, ‘e’ ou preposições no geral. O uso de uma hashtag por palavra também prejudica a leitura, pois induz o leitor a ler de forma pausada.

2. #tambémnãoélegalaspalavrastodasjuntas, pois da mesma forma que na dica anterior palavras com muito respiro prejudicam a leitura, não dar fôlego a quem está lendo também pode ser prejudicial.

3. Outro erro muito comum, é o uso das hashtags em excesso, as vezes com termos que não são nem relacionados a publicação. Isso pode ser mal visto pelo leitor e soar como oportunista, causando um efeito oposto ao que você esperava.

4. Use poucas hashtags a fim de não poluir sua publicação, use palavras que tenham relação ao conteúdo publicado e não esqueça da ortografia, pois erros de português podem diminuir a sua credibilidade junto ao leitor.

Hashtag nível avançado para marketing digital

Você já conheceu até agora o básico para o uso adequado das hashtags junto às suas estratégias de marketing digital, mas é hora de avançarmos um pouco mais e se você tem foco e disposição para ir além, essas dicas serão muito importantes.

Procure por hashtags com alto volume

Existem palavras que são altamente indexadas, mas que as vezes não geram um resultado tão grande para a sua publicação, justamente pelo fato de disputar com um volume muito alto de conteúdo. Uma boa dica para vencer nesse contexto, é procurar por hashtags que tenham relação, mas com um volume menor e mais disputável.

No Instagram, por exemplo, em cada hashtag colocada o aplicativo mostra o seu número em volume de publicações, é um bom insight na hora de escrever o texto do seu post.

Crie sua hashtag

Se você é criador de um evento ou até mesmo fundador de uma empresa, é interessante criar uma hashtag para posicionar seu negócio, ter noção de volume e engajamento. Um exemplo é a empresa de fast food Burger King, que tem atrelado a suas publicações a hashtag #PartiuBK. Certamente os fãs do fast food abraçaram a ideia e usam a mesma palavra quando publicam algo que tenha relação.

Conclusão

O uso do "jogo da velha" pode ajudar sim na performance do seu conteúdo e vai ser seu grande aliado se usado da forma correta. Aproveite as nossas dicas e comece hoje a melhorar seu posicionamento digital!

Receba as novidades do marketing no seu e-mail

CreativeBrand

Comunidade

Pessoas

CreativeBrand Brasil. Todos os direitos reservados.