O que é marketing de conteúdo e como produzir conteúdos de sucesso


Com a chegada da internet muitas coisas mudaram na forma de se fazer publicidade. Hoje as pessoas tem a opção de decidir onde e como vão gastar seu tempo na rede. Baseado nisso, vamos te ensinar sobre o que é Marketing de Conteúdo e como produzir conteúdos de qualidade para sua audiência.


O QUE É MARKETING DE CONTEÚDO?


Marketing de Conteúdo é uma estratégia criada com base em conteúdos relevantes com o objetivo de atrair e engajar oportunidades de negócios.

Essa estratégia é criada com base em 3 perguntas:


  • Por quê?

  • Para quem?

  • Como?


Quando perguntamos “Por quê” estamos nos referindo ao objetivo que a produção daquele conteúdo tem. Podem ser eles:

  • Gerar leads;

  • Aumentar alcance da marca;

  • Diminuir custos;

  • Gerar autoridade;

  • Educar o mercado;

  • Entre outros mais.


LEMBRE-SE: Seu objetivo deve ser mensurável, pois o marketing de conteúdo é, acima de tudo, MARKETING, o que significa que precisa OBRIGATORIAMENTE gerar resultados.


O segundo passo, é responder “Para quem?”, referindo-se a PERSONA.


O que é a PERSONA?


A persona é um personagem fictício baseado em informações reais de seus clientes e seu consumidor ideal.

A Persona é diferente de Público Alvo, sendo mais específica, possuindo detalhes como qual é seu trabalho, como é seu dia a dia e até um nome e foto. Quando trabalhamos com uma persona, conseguimos ter uma ideia mais clara de para quem estamos escrevendo, conseguindo resolver possíveis problemas daquele perfil com mais facilidade.


Você pode definir sua persona através de:


  • Pesquisa de Mercado;

  • Pesquisa com clientes;

  • Audiência do seu Facebook e Linkedin;

  • Entre outros.


Com essas duas perguntas respondidas, nos resta responder “Como” o conteúdo chegará até nossa persona de interesse.

Existem vários formatos de conteúdos que podemos criar, sendo cada um direcionado para objetivos diferentes. Os formatos devem ser escolhidos de acordo com o que mais se encaixa com sua persona. Veja no exemplo:


“Ana, 37 anos, mãe de dois filhos, gerente de uma multinacional, malha regularmente e cuida de sua casa e de seu marido após o horário de trabalho”


Baseado neste perfil, podemos concluir que dificilmente a Ana terá tempo para ler um texto extenso, o que descarta automaticamente o formato de Texto Blog. Como a Ana provavelmente passa bastante tempo no trânsito para chegar até o seu trabalho ou para buscar seus filhos na escola, a melhor opção para ela seria um PODCAST que pode ser consumido durante o trajeto até cada um dos pontos, não exigindo sua atenção total.


PORÉM, isso não impede que esse mesmo conteúdo seja “desmembrado” para outros formatos, facilitando sua chegada para mais pessoas.


Com o formato do conteúdo definido, precisamos entender qual o melhor canal de distribuição dele. A internet nos dá diversas opções como:


  • BLOG

  • REDE SOCIAIS (Facebook, Instagram, Linkedin, Youtube, entre outras)

  • EMAIL MARKETING


Cada canal tem suas vantagens e desvantagens, por isso a escolha deve ser baseada sempre em testes e resultados. Veja alguma das vantagens e desvantagens de cada uma delas:


BLOG

Vantagens


  • Você tem total controle

  • Pode personalizar de acordo com o seu gosto

  • Suporta a maioria dos formatos de conteúdos


Desvantagens

  • Necessita de uma frequência de publicações para que se torne relevante para os mecanismos de buscas.


FACEBOOK

Vantagens

  • Extremamente visual

  • Grande quantidade de pessoas o utilizam

  • Aceita diferentes formatos de conteúdos


Desvantagens

  • Dependendo da sua persona, textos longos não serão bem aceitos.

  • O Facebook não entrega seu conteúdo para todos que curtem sua página, de forma gratuita.

  • Cuidado com métricas de vaidade.


INSTAGRAM

Vantagens

  • Completamente visual

  • Possui 5x mais engajamento que as demais redes.

  • Funciona bem para garantir um bom alcance de marca.


Desvantagens

  • Suporta apenas imagens e vídeos

  • Não permite links nas legendas de fotos


LINKEDIN

Vantagens

  • Rede Social profissional

  • Audiência valiosa para o público B2B

  • Mescla o profissional com o pessoal


Desvantagens

  • Caso seu público seja B2C, ela não é o ideal

  • Compartilhar coisas mais pessoais pode ser mal visto.


YOUTUBE

Vantagem

  • Conteúdo visual

  • Se adapta a diferentes dispositivos.

  • Permite o compartilhamento.


Desvantagens

  • Aceita apenas o formato de vídeos

  • É preciso tomar mais cuidado com o áudio do seu vídeo do que com a imagem em si

  • Rede Sociais extremamente concorrida.


EMAIL MARKETING

Vantagens

  • Só receberá quem realmente quer seu conteúdo

  • Permite uma comunicação direta e customizável

  • Você é DONO da sua lista.


Desvantagens

  • Dependendo da frequência de envio, pode se tornar invasivo

  • Risco de Bounce


Com todas essas informações, tudo que precisamos agora é começar a produzir nossos conteúdos. Tenha em mente quais são seus objetivos e quem é a persona que irá consumir o que você está produzindo. Essa é a base para iniciar um Marketing de Conteúdo de sucesso.

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